FCB firma parceria para ajudar equipes cadeirantes

114

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) e a Trimania vão ajudar a fomentar o desenvolvimento do basquete em cadeiras de rodas em Santa Catarina. Em parceria com a Trimania, a FCB fará, neste sábado (3), um repasse de recursos para fomentar também a prática do basquete adaptado no estado. Inicialmente a FCB repassará R$ 20 mil à FCBCR. Este repasse será utilizado para custear despesas da federação, e também custear 50% do valor de arbitragem, atualmente pago integralmente pelos clubes. São sete equipes ao todo no estado que serão beneficiadas.

São sete equipes em todo o estado, muitas delas com dificuldades financeiras para a continuidade dos trabalhos. A federação de cadeirantes é presidida atualmente pelo atleta brusquense Alencar José Wilbert e passará a ter sua sede na Arena Brusque. Esta foi uma das solicitações da FCB para viabilizar o apoio. “Passamos a contribuir desde que a federação fosse para a Arena onde tivesse a sua sede e local para realizar os seus jogos”, comenta Archer.

Com isso, em parceria com o poder público municipal, a ideia da FCB e da Trimania é o de também fomentar investimentos no local. Um dos principais trunfos da Arena, comparado a outros ginásios esportivos do estado, é a sua acessibilidade para pessoas com deficiência. O presidente da FCBCR observa que “a federação de basquete adaptado já veio para a Arena por causa da acessibilidade e porque existe essa possibilidade muito grande de parceria com a administração pública para aproveitamento do local. O foco da federação (FCB) e do governo é a acessibilidade”, destaca Wilbert.

Para ele, a parceria com a FCB e a Trimania dá sobrevida ao basquete adaptado no estado. “Para nós é uma sobrevida porque praticamente não existe investimento no basquete adaptado, apesar de sua importância e ser a modalidade que mais cresce entre os deficientes. Mas por questões financeiras, algumas equipes sequer conseguem disputar campeonatos. Agora, acredito que, assim como já ocorre no basquete profissional, essa parceria da FCB com a Trimania também coloque o basquete de cadeirantes em um outro patamar”, diz ele.

Sobre a parceria
A parceria entre FCB, Trimania e FCBCR será firmada oficialmente neste sábado (3) no Sesc de Brusque, quando a entidade de cadeirantes receberá o repasse de R$ 20 mil, além da entrega de bolas de basquete. O ato ocorrerá a partir das 14h30, logo após o primeiro jogo da segunda etapa do Campeonato Estadual de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado em Brusque. São quatro equipes que participam da competição. Brusque (Apedeb), Balneário Camboriú, Joinville e Florianópolis. Veja abaixo a tabela de jogos.

Campeonato Estadual de Basquete em Cadeiras de rodas

2ª etapa (Jogos no sábado (3/6) no Sesc de Brusque)

13h – Afadefi x Aflodef
15h – Apedeb x Cepe
18h – Afadefi x Apedeb
20h – Cepe x Aflodef